20 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

Exterminador do Futuro

9 Jan 2019

O cinema nos anos 1980 criou muitos ícones que se mantiveram por décadas e décadas arrastando multidões de fãs aos cinemas. Um desses ícones certamente é a muito bem sucedida franquia de O Exterminador do Futuro (Terminator) de 1984, dirigido pelo Mídas do cinema, James Cameron e trazendo um gigante que se tornaria ainda maior com o passar do tempo, Arnold Schwarzenegger, que com sua atuação robótica no papel do androide assassino imortalizou a criatura e o transformou em um emblema do cinema dos anos 1980. 

 

O trabalho artesanal e impecável da criação visual ficou por conta do gênial Stan Winston que combinou técnicas de animatronics (dispositivos robóticos desenvolvidos com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não. O objetivo de sua construção é tal que, uma vez concluído e em funcionamento, para um expectador alheio à sua operação e desenvolvimento, o animatronic mais se

assemelhe a um ser dotado de vida do que a uma máquina inanimada, possuindo características estéticas, de movimento, e de comportamento que reproduzam com fidelidade àquelas encontradas [ou que seriam encontradas] no ser vivo que o dispositivo se propõe a imitar.

Grosso modo, um animatronic é um robô que parece estar vivo. Fonte), próteses sintéticas e maquiagem. Na época ainda não existiam os efeitos digitais do cinema moderno, portanto toda a produção era feita de forma artesanal, com os mais variados truques criados ao longo dos anos. 

 

O T-800 ou Terminator model 800 foi concebido como um esqueleto robótico com uma inteligência artificial programada com um único proposito: exterminar um alvo humano. As dimensões do esqueleto criado ficaram tão ideais que se acomodariam perfeitamente dentro do corpo de Schwarzenegger. 
Nos filmes todas as maravilhas tecnológicas vieram do ano 2029, concebidas pela Skynet, um sistema de inteligência artificial autoconsciente, que é responsável por criar uma variedade de máquinas programadas para matar outras formas de vida. 

 

 

Os modelos de Exterminador que apareceram no cinema, TV e games:

 


 

Please reload

© Copyright 2018 Estúdio MaSam.