20 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

Stan Lee falece aos 95 anos

12 Nov 2018

 Stan Lee que foi o gênio criativo por trás da Marvel, faleceu hoje, 12 de novembro, a noticia é do site TMZ. A filha de Lee, J.C Lee, que divulgou a notícia na tarde desta segunda-feira. "Meu pai amava todos os seus fãs. Ele era o maior e mais descente homem", declarou J.C Lee.

 

Uma ambulância foi para a casa de Lee esta manhã, em Hollywood Hills, e o levou para o hospital Cedars-Sinai Medical Center, onde faleceu. No último ano Stan Lee vinha sofrendo de problemas de visão e teve pneumonia. A causa da morte não foi divulgada. 

 

Fica aqui nosso profundo pesar com a passagem deste gênio. EXCELSIOR!!

 

Um pouco da história de Stan Lee

 

No fim da decáda de 30, depois de formar-se na escola, Lee conseguiu um emprego na empresa Timely Comics, que mais tarde se tornou a Marvel.

Contratado por Joe Simon, criador do Capitão América, Stanley escreveu sua primeira história em 1941, no terceiro volume da revista sobre o herói. Logo depois ele adotou o nome “Stan Lee” porque sonhava em ser um escritor de romances e não queria que seu verdadeiro nome fosse associado às HQ´s.

 

Aos 19 anos, passou a escrever as próprias histórias e assumiu o posto de editor interino, sendo o profissional mais novo a ocupar esse cargo na empresa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee serviu o exército norte-americano na área de comunicação, escrevendo slogans e manuais, ocasionalmente desenhava. Após a guerra, Stan retornou às atividades da Timely.

 

No fim dos anos 50, a DC Comics criou a Liga da Justiça, resgatando super-heróis antigos. Para competir com a editora, Lee e Jack Kirby criaram o Quarteto Fantástico em 1961. Nesse mesmo ano, a Timely foi rebatizada como Marvel Comics.

 

Em 1962, ele criou outros dois personagens de grande sucesso: O Incrível Hulk e o amigo da vizinhança Homem-Aranha. Ainda na década de 60, Stan criou os roteiros, coordenou a arte e foi editor da maior parte das séries da Marvel. Também comandou uma coluna mensal chamada Stan´s Soapbox, na qual o bordão “EXCELSIOR” foi introduzido.

Já em 1972 Stan Lee se tornou diretor da Marvel e, pouco tempo depois, passou a atuar como representante da editora perante o público e os executivos das redes de TV. Desde que iniciou a carreira, Lee criou cerca de 300 personagens e 280 histórias!

Em 1981, Lee se mudou para a Califórnia a fim de desenvolver filmes e seriados sobre os personagens que ajudou a criar. Assim, surgiu a Marvel Productions LTD., sediada em Hollywood. As produções baseadas em seus quadrinhos se tornaram grandes sucessos do cinema, X-Men (2000), por exemplo, arrecadou U$$ 157 milhões nas bilheterias dos EUA. Em 2001 o gênio das HQs trabalhou para a DC Comics numa série chamada Just Imagine, nela, personagens como Batman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde foram reformulados por Lee.

 

Stan Lee é conhecido pelas participações especiais (e extremamente rápidas) em vários filmes e séries. No ano de 2010 o escritor participou do seriado The Big Bang Theory. Ele apareceu também na 13ª temporada de Os Simpsons.

Em 2011, Homem-Aranha virou musical da Broadway. Spider-Man: Turn off the Dark quebrou o recorde do teatro FoxWood ao arrecadar 3 milhões de dólares em apenas uma semana. Apesar do grande sucesso, a peça foi alvo de polêmica devido aos acidentes sofridos pelos atores e problemas durante a produção.

Nesse mesmo ano, Stan Lee ganhou uma estrela na Calçada da Fama. A homenagem fica em frente ao Live Nation Building. Um fato notável sobre o escritor é que ele aparece em cameos nos longas-metragens da Marvel.

Também conhecido como “The Man” (ou, O Cara), Lee costuma inventar nomes e sobrenomes com iniciais iguais para seus personagens, pois, segundo ele, isso facilita a memorização.

Please reload

© Copyright 2018 Estúdio MaSam.