20 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

Thor

19 Sep 2018

Criação

 

Thor é um personagem criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby.  E sua primeira aparição nos quadrinhos foi em “Journey Into Mistery #83 (agosto de 1962) nos Estados Unidos e no Brasil publicado através de uma parceria entre os postos Shell, a Editora Ebal e a TV Bandeirantes numa intitulada "Mais um Super-Herói Shell - O Poderoso Thor" #0".

Em 1940 a Weird Comics #1 apresentou a origem de “Thor God Of Thunder” de Wright Lincoln, o primeiro desenho do personagem em uma HQ pela editora Fox Feature Syndicate. Com um visual mais simples os principais elementos de sua história sofreram algumas alterações; Valhalla tornou-se Asgard, seu avatar na Terra era Grant Farrel e não Donald Blake entre outras coisas.

 

Thor nos Quadrinhos


Thor foi inspirado no Deus Nórdico homônimo, e é filho e herdeiro de Odin e da Deusa Gaia e protege os reinos de Asgard e da Terra.  Foi criado em Asgard por Odin e Frigga (sua mãe adotiva), em companhia de Loki (irmão adotivo) e seus melhores amigos; Sif, Balder e os Três Guerreiros.

Ao longo de sua juventude testou seus limites em missões perigosas e acabou por se provar digno do martelo Mjolnir, com o qual salvou Sif da Deusa da Morte, Hela. Thor chegou a duelar com Hércules, com quem rivaliza em força e poder, e o combate só foi parado por Zeus, que enviou Thor de volta à Asgard. Durante o século IX, Thor viveu na Terra e levou os vikings à batalha e permaneceu na companhia deles até os Vikings atacarem um monastério cristão e Thor decidir abandona-los e voltar mais uma vez para Asgard e lá permanecendo por vários séculos.


Quando o apetite por guerra de Thor o levou a quebrar um tratado de paz com os Gigantes de Gelo, Odin o baniu para a Terra como uma lição de humildade e Thor assumiu a identidade do Dr. Donald Blake, que era mancava e era cirurgião. Na Noruega ele encontrou extraterrestres conhecidos como Kronans e fugiu para uma caverna, lá ele encontrou uma bengala retorcida e a usou para tentar fugir; quando bateu a bengala em uma pedra ela se transformou no Mjolnir. O martelo restaurou as memórias de Thor e sua antiga glória como Deus do Trovão.

 

Quando Loki se tornou uma ameaça e enganou seu irmão na Terra, Thor viu as mentiras de Loki e se uniu com o Homem de Ferro, o Hulk, o Homem-Formiga e a Vespa para fundar os Vingadores. Ao lado dos Vingadores, Thor é um líder, mestre combatente corpo-a-corpo e espadachim talentoso.


Thor no MCU (Marvel Cinematic Universe)

 

O ator cogitado para ser o Thor no MCU foi Tyler Mane, de 2,03 de altura que interpretou Ajax em Troia (2004) e Michael Myers em Halloween ‑ O Início (2007) e Halloween 2 (2009), mas depois de negociações e vários contratempos outros atores foram cotados, inclusive Chris Hemsworth , de 1,91 de altura (que havia sido recusado depois de um primeiro teste para o papel), no entanto Hemsworth recebeu uma segunda chance e o ator, na época com 25 anos. A escolha foi muito bem sucedida, agradando a maioria dos fãs.

 

O universo do personagem foi adaptado para o cinema, com modificações significativas como a redução dos poderes, modo de falar, comportamento e muito de seus vilões. Um exemplo é o Destruidor, o Matador de Deuses, que apesar de visualmente ser impressionante, é muito fraco em comparação com os quadrinhos. 

 

Em 2011 foi lançado o primeiro filme do personagem, orçado em 150 milhões de dólares, e surpreendeu os produtores ao render animadores 449,3 milhões de  

 

dólares, o que garantiu duas sequencias; Thor: O Mundo Sombrio (2013) orçado em 170 milhões de dólares e bilheteria mundial de 644,6 milhões de dólares e Thor Ragnarok (2017) orçado em 180 milhões de dólares e bilheteria mundial de 854 milhões de dólares.
No geral, os filmes do Thor conseguiram agradar criando um universo paralelo para o herói que ficou bem próximo aos quadrinhos e uma evolução significativa do herói.

Os Poderes e o Martelo


Como todos os asgardianos, Thor é extremamente longevo e precisa do consumo periódico das Maçãs Douradas de Idunn para manter sua longevidade. Ele também é o mais forte dos asgardianos e é capaz de feitos de incrível resistência, como ter levantado a Serpente Midgard. Em batalha é capaz de entrar em um estado conhecido como "Loucura do Guerreiro" (Berserker Rage) que aumenta temporariamente sua força e resistência, mas ele perde a noção de amigo e inimigo nesse estado. 
Thor tem uma resistência física muito grande, próxima à invulnerabilidade, sendo que ele sobreviveu a uma explosão de energia de Celestiais, além disso, ele também tem velocidade, agilidade e reflexos sobre-humanos. 

Em uma classificação de escala de poderes dos personagens Marvel Comics, ele aparece empatado com o Incrível Hulk, que pode ficar mais forte de acordo com o aumento de sua raiva. Porém Thor também pode aumentar sua força a níveis desconhecidos com a Loucura do Guerreiro, e com artefatos mágicos, que inclusive permitiram que ele vencesse sozinho Thanos em um combate direto. O mesmo gráfico mostra que Thor pode alcançar a velocidade da luz (ou algo bem próximo a isso), resistir ao calor do Sol perto da superfície, não necessita de oxigênio quando fora da atmosfera, fez um planeta inteiro tremer com uma batida do seu martelo, rompeu cabos de adamantium apenas com sua força. A lista de seus feitos e inimigos extremamente poderosos vencidos precisaria de uma matéria só para isso. Tony Stark em toda a sua arrogância já usou de toda a genialidade e tecnologia para tentar vencer o Poderoso Thor, mas nunca chegou nem perto de conseguir. 

Mjolnir tem poderes imensos de destruição, mas também tem o poder de construir e Thor também o usa para consagrar tratados e abençoar casamentos. Como Deus do Trovão pode invocar os elementos da tempestade e usa o Mjolnir como uma ferramenta para focar essa habilidade, também é usado para direcionar feixes de energia conhecidos como “anti-força”, ou para conter ataques. O martelo, no entanto só pode ser erguido por aqueles que são dignos (quando Thor se tornou indigno de segurar Mjolnir, ele usou Jarnbjorn, um machado de guerra mortal) e

mais de uma vez foi empunhado por outros personagens do Universo Marvel e uma vez pelo Super Homem na série Liga da Justiça vs Vingadores  #4, um crossover entre Marvel e DC Comics, onde ficou claro que a ocasião favoreceu que o Super Homem erguesse o Martelo, portanto não é uma questão de força ou simplesmente de ser digno já que nessa mesma HQ algumas páginas depois de ter erguido o Mjolnir ele não consegue repetir o feito. Afinal Odin não estava flertando com o martelo quando determinou o encanto que se tornaria uma regra contrariando as leis da física.

 As poucas vezes que Thor e Super Homem se encontraram em crossovers, o combate entre os dois deixou claro que, convenientemente, uma das fraquezas mais importantes do Super Homem foi deixada de lado: a magia. Thor facilmente venceria contando com isso, já que o Azulão sempre foi vulnerável a forças mágicas. Provavelmente por causa da importância histórica e icônica do Super Homem no mundo dos quadrinhos. 

 


 

Please reload

© Copyright 2018 Estúdio MaSam.