20 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

O Maior Caçador do Universo: Predador

5 Jun 2018

 

Um dos maiores, senão o maior e mais implacável caçador do universo, esse alienígena foi sem duvida uma ideia que deu tão certo quanto seu maior rival, o Alien.

 

Criado em 1987 pelo gênio criativo dos efeitos especiais Stan Winston (7 de abril de 1946 - 15 de junho de 2008) para ser um adversário a altura de Arnold Schwarzenegger no filme “Predador” (1987). O primeiro ator a dar vida ao alienígena no cinema foi o gigante Kevin Peter Hall (9 de maio de 1955 - 10 de abril de 1991) com seus

 

impressionantes 2,20 de altura. Seu visual “tecnotribal” logo conquistou uma legião de fãs. Especializado em design fantástico e maquiagem cinematográfica, Stan Winston revolucionou a técnica de Animatrônicos (ou Animatronics são dispositivos robóticos desenvolvidos com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não) tornando possível a movimentação de criaturas fantásticas de modo convincente antes mesmo da revolução digital no cinema e televisão. 

O personagem Predador recebeu um recurso em seu rosto aterrador de modo impressionante e característico. A ideia do mistério sobre a aparência do personagem, oculto sob um sofisticado sistema de camuflagem foi fundamental para o sucesso do filme e se tornaria sua marca registrada. Apesar da semelhança histórica com armas primitivas terrestres a tecnologia dos Predadores supera em muito a nossa. Primeiro porque sua raça domina as viagens espaciais de longa distancia podendo invadir os planetas passando quase que totalmente despercebidos. 

(clique na imagem para ampliar)

 

Conhecidos também pelo nome de sua raça, Yautja, os Predadores parecem viver em uma sociedade que tem como base a caça por esporte com seu próprio código de honra, eles viajam de planeta em planeta em busca de presas que se mostrem formidáveis e que apresentem um desafio que eles julguem digno com o objetivo de ao vencer e retornar ao seu planeta natal eles tenham a cabeça de uma criatura monstruosa ou mesmo de um grande guerreiro, para receber honras ou cargos militares. Com isso os Predadores sentem-se como o topo da cadeia alimentar do universo.

 (clique na imagem para ampliar)

O arsenal tecnológico conta com rastreadores térmicos, detectores de espectros de luz, mira laser, canhão de energia térmica automatizado, além de lanças e lâminas e armadura parcial de uma liga extremamente resistente. Além disso também são conhecidos por suas características físicas: alta estatura, dois pares de mandíbulas, alta capacidade regenerativa e força física superior ao humano médio. 

As armas utilizadas pela equipe de mercenários do personagem major Dutch Schaefer (Arnold Schwarzenegger) era a mais moderna da época, mas uma em especial foi imortalizada nesse filme. O produtor Joel Silver procurava algo especial — uma arma personagem — e se interessou por uma enorme metralhadora projetada para ser carregada por helicópteros, tratava-se de uma moderna metralhadora gatling com seus seis canos giratórios. Joel Silver quis saber se seria possível adapta-la para que fosse carregada por um homem, a equipe riu mas, quando viram que ele não estava disposto a desistir, renderam-se. Assim a mini metralhadora carregada por Jesse Ventura aparece no cinema pela primeira vez na história como uma arma de infantaria. 

 

 (clique na imagem para ampliar)

O planeta natal dos Predadores foi mostrado pela primeira vez em Alien vs Predador, sendo um planeta quente, com céu alaranjado, dois Sóis no céu e estruturas que lembram edifícios com uma influencia de astecas, maias e mesopotâmios.

 Especula-se que os Predadores machos saem para caçar e as fêmeas nunca deixam o planeta natal, assim não tendo destaque em nenhuma historia até agora. As fêmeas teriam apenas o papel de cuidar dos filhotes até que os filhotes machos são enviados para um campo de treinamento (onde aprenderam a serem futuros caçadores), e as fêmeas são treinadas por suas mães como amazonas para defender o planeta de possíveis invasores. Assim como em sociedades antigas terrestres, como os Espartanos, o filhote quando nasce doente ou deformado é morto pelos pais para preservar a linhagem e a força. 


O Predador acabou por migrar para diversas outras mídias, como vídeo games e até mesmo historias em quadrinhos com super-heróis. Desafiou mais de uma vez Batman em sua cidade natal, Gothan City, e a implacável determinação do Juiz Dredd em um futuro distante, e até mesmo o rei das selvas Tarzan. 
Aterrorizou jogadores nos games seguindo a mesma temática dos filmes, mas seu sucesso maior veio quando o xenomorfo Alien se tornou sua caça em dois filmes que também renderam novos games.

 

Confira alguns dos pôsters (clique para ampliar):

 


 

Please reload

© Copyright 2018 Estúdio MaSam.