Please reload

Posts Recentes

Sexto livro de Game of Thrones não será lançado antes da sexta temporada da série.

6 Jan 2016

Dia 02 de janeiro o̶ ̶m̶a̶u̶ ̶v̶e̶l̶h̶i̶n̶h̶o̶  George R. R. Martin públicou em seu site uma nota de esclarecimento sobre o n̶ã̶o̶ lançamento do sexto livro de Game of Thrones.

 

Confira a tradução:

 

“The Winds of Winter” não esta finalizado:


Acredite em mim, não sinto prazer digitar essas palavras. Você está decepcionado, e você não está sozinho. Meus editores estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes, editores estrangeiros e tradutores estão decepcionados... Mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu. Há meses eu não queria nada mais do que ser capaz de dizer: "eu já conclui Os Ventos do Inverno (The Winds of Winter, no original)" antes do último dia de 2015. 
Também não é provável que o livro seja concluído amanhã, ou na próxima semana. Sim, há muita coisa escrita. Centenas de páginas. Dezenas de capítulos. Mas há também muito a ser escrito. Estou longe meses ainda (de terminar)... E isso é se a escrita for bem. (Às vezes ela vai, mas vezes isso não acontece.) Há capítulos ainda para escrever, e é claro... Também reescrever. Eu sempre reescrevo algumas coisas, por vezes, apenas pequenos ajustes, às vezes grandes reestruturações.
Acho que eu poderia simplesmente dizer: "Desculpe, ainda escrevendo," e deixar por isso mesmo. "Estará pronto quando estiver pronto." Que é o que tenho feito, mais ou menos, desde... Bem, sempre. Mas com a 6ª temporada de Game of Thrones se aproximando, e tantos pedidos de informação sobre o livro, eu vou quebrar minhas próprias regras e dizer um pouco mais, uma vez que parece que centenas de meus leitores, talvez milhares ou dezenas de milhares, estão muito preocupados com os spoilers, e com a nova temporada se aproximando, revelando coisas que ainda não foram reveladas nos livros, etc.


Meus editores e eu estivemos cientes dessas preocupações, é claro. Todos nós queríamos que o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo saísse antes que a de sexta temporada da HBO fosse ao ar . Supondo que a série iria retornar no início de abril, isso significava que Os Ventos do Inverno teria que ser publicado antes do final de Março. Para que isso acontecesse, os meus editores me disseram que seria necessário que o livro fosse concluído antes do final de outubro. Isso parecia algo que eu conseguiria fazer. Então, houve o primeiro prazo: Halloween. Infelizmente, a escrita não foi tão rápida ou tão bem como eu gostaria. Vocês podem culpar minhas viagens, os meus posts ou as distrações com outros projetos, mas talvez tudo isso teve um impacto ... Você pode culpar a minha idade, e talvez isso tivesse um impacto também... Mas a verdade deve ser dita e por vezes, a escrita vai bem e às vezes não, e isso sempre foi verdade para mim mesmo quando eu tinha 20 anos. Em Agosto, eu tive que encarar os fatos: eu não conseguiria terminar antes do Halloween. E isso me deixou profundamente deprimido. No inicio de Agosto conversei novamente com meus editores e disse a eles que eu não poderia entregar antes do Halloween e eles receberam essa noticia com uma serenidade surpreendente. Eles me disseram que se eu pudesse entregar o livro concluído até o final do ano, eles ainda poderiam conseguir publicar antes do final de março.


Eu fiquei imensamente aliviado. Eu tinha dois meses extras! Eu poderia fazer isso, certamente. Agosto foi um mês insano, muita viagem, muitas outras obrigações... Mas eu teria setembro, outubro e, agora, novembro e dezembro também. Mais uma vez eu estava confiante de que eu poderia fazê-lo.

E aqui estamos em Janeiro. O livro não esta concluído, não esta entregue. Não há palavras que possam mudar isso. Eu tentei, juro a vocês. E isso quase certamente significa que não, o livro não será publicado antes da sexta temporada de Game of Thrones que estreia em abril [...].


Mas eu não vou dar desculpas. Não há desculpas. Não há ninguém para culpar. Nem os meus editores, nem a HBO, e nem David & Dan (os produtores da série). Eu tentei, e eu ainda estou tentando. Eu trabalhei no livro alguns dias atrás , revisando um capítulo Theon e acrescentando algum material novo , e eu vou escrever sobre isso de novo amanhã. Mas não, eu não posso dizer quando isso vai ser feito, ou quando ele será publicado [...].


Dito tudo isso, eu sei qual será a próxima pergunta, porque centenas de você já perguntaram isso a mim. A série vai dar spoilers sobre o livro?
Talvez. Sim e não. Olha, eu nunca pensei que a série poderia passar livros, mas isso aconteceu . Logo, inevitavelmente, haverá algumas reviravoltas na história reveladas na sexta temporada de Game of Thrones que ainda não aconteceram nos livros. Durante anos, os meus leitores têm estado à frente dos telespectadores. Este ano, o contrário ocorrerá [...].

 


{SPOILER DO LIVRO, LEIA POR SUA CONTA}.

 


Apenas considere: Mago, Irri, Rakharo, Xaro Xhoan Daxos, Pyat Pree, Pyp, Grenn, Sor Barristan Selmy, Rainha Selyse, Shireen, Myrcella, Mance Rayder e Stannis estão todos mortos na série*, e vivos nos livros. Alguns deles irão morrer nos livros, mas não todos eles, e alguns podem morrer em momentos diferentes e de formas diferentes. Balon Greyjoy, por outro lado, está morto nos livros, e vivo na série. Enquanto isso, Jhiqui, Aggo, Jhogo, Jeyne Poole, Dalla, Val, Arianne Martell,Quentyn Martell,Willas Tyrell, Garlan o Gallant, Wyman Manderly, Griff e Jovem Griff e muitos mais nunca fizeram parte da série, mas ainda permanecem nos livros. Vários são personagens POV (personagens cujos nomes dão títulos a capítulos), e mesmo aqueles que não são podem ter papéis importantes na história...
Game of Thrones é a série de televisão mais popular do mundo agora. E a mais pirateado também. Ela acaba de ganhar um número recorde de prêmios no Emmy Awards, incluindo o prêmio final, de melhor drama na televisão. É uma produção incrível com um elenco e equipe incrível.


Os Ventos do Inverno deverá ser muito bom também, quando ele sair. Enquanto isso, eu vou continuar escrevendo. Capítulo por capitulo. Uma página de cada vez. Uma palavra de cada vez . Isso é tudo que eu sei como fazer.

 

 

Leia o original em inglês aqui


*Nota da Tradutora: Repare que George R. R. Martin não cita Jon Snow como um personagem definitivamente morto na série. Será uma esperança?
 

Please reload

© Copyright 2018 Estúdio MaSam.