Posts Recentes

A Rebelião de Robert Baratheon

Tudo que você sempre quis saber sobre a Rebelião de Robert Baratheon e não tinha saco pra pesquisar no Google!

OLARRR QUERIDAS CRIANÇAS DE VERÃO. O QUE SABEM SOBRE A REBELIÃO DE ROBERT????? Prepara os olhos que lá vem história.

-O Que Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark têm a ver com essa historia?

-Tudo começou quando Rhaegar Targaryen , o irmão mais velho de Daenerys , que era casado com Elia Martell ( irmã de Oberyn Martell) e que tinha dois filhos com ela resolveu sequestrar a irmã de Ned Stark, Lyanna Stark. Ela era prometida de Robert Baratheon.

Apenas meu silêncio para esta atitude do Rhaegar...

Rhaegar já havia demonstrado interesse público por Lyanna quando no torneio de Harrenhal (no ano anterior ao rapto) ele a corou rainha do amor e da beleza ao invés de coroar sua esposa... Só porque ele era lindo, loiro, alto, dos olhos lilases da cor índigo achou que podia tudo, mas não podia né...

-Então a rebelião começou imediatamente após o sequestro?

- Não. Apesar do sumiço da moça levou-se um tempo para descobrir quem era o responsável por seu desaparecimento, não tinha whatsapp, internet, então as fofocas do reino demoravam para chegar e quando descobriram que tinha sido Rhaegar Targaryen, filho do Rei Aerys II, foram bater na porta do Rei em Porto Real.

Mas aí temos dois problemas:

1º O Rei Aerys tinha ganhado o apelido sugestivo de Rei Louco por conta de seu comportamento ‘excêntrico’ nos anos mais recentes do seu reinado

2º Quem foi reclamar o sumiço de Lyanna foi justamente o Stark mais sangue nozoios: Brandon Stark, não estou falando do professor Xavier medieval, mas sim do irmão mais velho de Lyanna, Ned e Benjen.

Então queridos, deu choque de monstros!

Brandon chegou ao portão do rei louco mandando o Rhaegar botar a cara no sol e o desafiando pra um duelo, só que o principe prateado não estava lá e nem Lyanna, quem estava lá era o Rei Louco e ele disse “quanta audácia” e mandou prender o rapaz nas celas negras da fortaleza vermelha, naquela imundice.

-Aí finalmente Robert se rebelou?

Não ainda, relaxe o coo ai, tem mais história.

Corvo vai, corvo vem e a notícia da prisão de Brandon chegou até o pai dele em Winterfell.

Rickard Stark, muito inocente, resolveu ir negociar com a lokaaa do Rei Aerys, mas quando chegou lá ela estava mais perturbada e mortífera do que Britney Spears careca com guarda-chuva.

Aerys mandou chamar Brandon e disse ao pai dele que ele só seria libertado se Rickard topasse um combate, Rickard disse “Vai cair pra cima? Pode vir querida, escolha qualquer cavaleiro da guarda real para ser seu campeão q dou conta” Ai Aerys super malévola disse que tinha uma ideia melhor e escolheu o fogo pra ser seu campeão. Resultado... Rickard foi cozido dentro da sua armadura enquanto Brandon morria enforcado tentando salvá-lo.

Não satisfeito Aerys, a louca, mandou um corvo correio pra Jon Arryn lá no Vale, porque Ned e Robert estavam vivendo lá na época e na mensagem Aerys disse o seguinte “Envie as cabeças de Ned e Robert para mim, extou no aguardo. Beijos de fogo”

Jon Arryn putissimo e com razão ao invés de fazer isso levantou os estandartes no Vale em sinal de apoio aos rapazes e isso significava o que? Que ele declarava GUERRA contra o reino!

- Então se foi Jon Arryn que começou a guerra porque a rebelião leva o nome de Robert?

Porque Robert foi quem mais se destacou nessa campanha, ele podia ser um rei gordo, porco, nojento, vadio e bêbado no presente, mas no passado ele era lindo, alto, forte, másculo e um puta guerreiro que usava um martelo de guerra e abalava por onde passava, um ditado comum na época que se referia a ele era “ bicha a senhora é destruidora meixmo hein viado”.

A Rebelião finalmente tinha começado, Robert voltou pra sua terrinha natal nas Terras da Tempestade para buscar a vassalagem, Ned fez o mesmo indo pro norte e convocando seu povo, no meio de tudo isso Ned ainda teve tempo de casar com Catelyn para substituir o irmão Brandon, que estava prometido a ela, detalhe: ele nunca tinha visto Cat antes ate o dia do casamento e ainda deixou um baby ruivo na barriga dela que mais tarde recebeu o nome de Robburo, casamento às cegas era tendência e Jon Arryn, que já era velho e acabado casou com a irmã de Cat, Lysa Arryn no mesmo dia ( Lysa, para quem não lembra, era aquela maluca que fez bungee jump wi fi pela porta da lua).

- Quem apoiava quem?

-Do lado dos rebeldes tinha as Grandes Casas: Stark, Arryn, Baratheon e Tully cada uma com seus vassalos e casas menores apoiando.. Do lado do reino: Targaryen, Tyrell e Martell ( praticamente forçados). As Casas Lannister e Greyjoy ficaram em cima do muro.

Os Lannister ficaram em cima do muro porque Aerys, muito zoeiro, aprontou muito pra cima de Tywin Lannister que foi durante muitos anos seu Mão. Mas chegou uma hora que Tywin, no melhor estilo “não tenho paciencia para quem tá começando”, foi embora e deixou Aerys afundar na sua própria loucura sozinho. Porém, por mais que odiasse Aerys, Tywin temia que os rebeldes não obtivessem sucesso e se caso ele os apoiasse e fossem derrotados, Aerys teria o maior prazer de comer leão assado com mel. Aí o que ele fez? Deu uma de Walder Frey e ficou paradinho observando do camarote da Brahma pra ver o que ia dar aquela confusão toda. Os Greyjoys depois de algum tempo foram dar uma tapiada apoiando os rebeldes, mas perderam uma batalha e voltaram pra casa com o rabinho entre as pernas.

- Quais batalhas ocorreram até Robert matar Rhaegar?

- Batalha de Vila Gaivota – Ainda no Vale: A galera q se negou a apoiar os rebeldes levou um pau deles

-Batalha de Solarestival – Foi aqui que Robert se destacou vencendo três batalhas no mesmo dia

-Batalha de Ashford – Única derrota de Robert, Randyll Tarly ( pai de Sam Tarly) conseguiu fazer Robert recuar e ainda presenteou Aerys com a cabeça do traidor. Que ousado!

-Batalha dos Sinos – Uma grande batalha onde Robert foi ferido e se escondeu em uma vila, Ned chegou a tempo de impedir que ele fosse capturado e venceu os homens do rei liderados por Jon Connigton, Mão de Aerys na época

-Batalha do Tridente- Robert e Rhaegar finalmente se encontraram em campo em uma batalha decisiva, as forças dos dois lados se reuniram num gigantesco combate. Robert matou Rhaegar com um golpe no peito com seu martelo de guerra que foi tão poderoso que quebrou os rubis da sua armadura. Depois q Rhaegar caiu, a força Targaryen se desfez e muitos fugiram correndo, a vitória foi dos rebeldes. O local onde Rhaegar foi morto ficou conhecido desde então como Vau Rubi.

-Enquanto isso, desde que a guerra tinha começado Stannis Baratheon estava suportando o cerco a Ponta Tempestade em condições cada vez mais escassas de sobrevivência e Lyanna continuava desaparecida.

- Apos a morte de Rhaegar , Robert se tornou rei?

Claro que não. Rhaegar era príncipe e não rei (hello-ou).

Aerys ainda estava vivinho da silva e com ideias cruéis para terminar seu reinado.

Quando Aerys soube que seu filho havia morrido e que a galera estava indo pra Porto Real dar um pau nele, ele imediatamente mandou sua esposa grávida de Daenerys e seu filho Viserys escondidos para Pedra do Dragão.

Robert havia se ferido no tridente e coube a Ned ir pra Porto Real com sua galera para destronar Aerys… MASSS antes que ele chegasse quem apareceu nos portões da cidade foi Tywin Lannister e seu exercito, os portões estavam fechados e ele mandou avisar a Aerys no melhor estilo lobo mau vestido de vovozinha que ele foi lá para apoia-lo... Aerys ficou na dúvida "ain nao sei, estou pensando", Jaime estava com ele e ele pensou que Tywin não seria louco em atacá-lo (louco só ele!), pois se fizesse isso ele mandaria matar Jaime, Pycelle também ficou enchendo o saco pedindo pra abrir os portões, Aerys perdeu a paciência e deixou que os portões fossem abertos pros Lannister. (Podia ter queimado Pycelle, só acho...)

Tywin fez algo super desnecessário, não gostei, foi feio, porque permitiu que seus homens saqueassem a cidade, muita gente foi morta, estuprada, roubada no meio dessa confusão.

Aerys quando soube que Tywin tinha vindo pra foder com ele permaneceu na Fortaleza Vermelha e chamou uns piromantes q tinham fogo vivo, a ideia era fazer um grande churrascão popular botando fogo na galera da cidade e nos inimigos que conseguiram invadir antes deles tomarem o seu castelo. Enquanto isso Jaime Lannister que servia a Aerys na guarda real ouvia tudo e ficou ''perplecto'' dizendo '' não pode ser''.

Aerys olhou pra Jaime e mandou ele ir lá atrás do pai e mata-lo, Jaime ao invés de fazer isso se virou no jiraia e deu um golpe mortal no piromante e quando Aerys loucaaa tentou correr ele fez o mesmo com Aerys o matando, como ficou mt cansado ele subiu as escadas do trono de ferro e se sentou lá para tirar uma soneca.

Aíiiiii Tywin pensou: “Robertão ganhou a guerra, será novo rei, preciso fazer amizade com ele, tive uma ideia“ e mandou seus homens mais violentos caçarem os filhos de Rhaegar para mata-los, detalhe: Eram duas crianças com menos de 5 anos e de bônus ate a esposa de Rhaegar que tinha sido levada para Fortaleza Vermelha a mando de Aerys também foi morta.

Quanta violência... E Ned veio de Ré? Cadê ele?

Ned chegou em Porto Real no momento em q tudo isso acontecia e ficou bege com o que viu, tudo destruído, Lannister por todo o lado acabando com a cidade, a Fortaleza Vermelha tomada, seu pobre coração cheio de honra quase parou de tanta revolta e para piorar ele encontrou Jaiminho sentado no trono do rei com o rei morto na base do trono. Jaime não gostou do jeito que Ned olhou pra ele com nojo e não deu nenhuma explicação... O que você pensaria? Golpe dos Lannister pra tomar o trono, só podeee... Ai Ned botou moral, mandou Jaime desocupar o assento q a bunda loira dele n era digna de lá, viu as crianças mortas, a viúva de Rhaegar assassinada também, pretendia punir os Lannister pelos excessos cometidos, mas quando Robert finalmente chegou a Porto Real e a dinastia Targaryen foi oficialmente destituída e Robert foi coroado ele aceitou os presentes de Tywin e ainda foi tomar umas cervas com ele. Revoltadíssimo Ned lembrou do irmão de Robert que ele tinha esquecido: Stannis e foi até ponta tempestade ajuda-lo. Ele estava preso dentro de casa há 1 ano, a comida já tinha acabado e ele mesmo assim n tinha se rendido, só não morreu de fome porque Davos furou o cerco e trouxe cebola, era sopa de cebola, espetinho de cebola, suco de cebola, pense no hálito.... Ned chegou lá e botou os Tyrell pra correr acabando com o cerco a Ponta Tempestade.

Stannis foi se encontrar com Robert e Robert ao invés de agradecer ao irmão e dar uma folga porque o cara só estava o couro e o osso mandou ele ser responsável pela construção de uma frota pra que ele fosse ate Pedra do Dragão onde a esposa do rei gravida estava escondida com Viserys e disse que era pra ele tomar o castelo e captura-los... Coisa boa Robert não pretendia fazer com eles, Stannis fez o que foi ordenado, mas quando chegou lá a rainha tinha morrido no parto e um aliado dela tinha conseguido fugir com o bebê ( Daenerys) e Viserys para o outro lado do mar. Robert não curtiu isso.

E cadê Lyanna? A mulher sumiu!

Pois é, uma fofoca quentíssima chegou até Ned logo depois que ele quebrou o cerco a Ponta Tempestade e ele descobriu onde ela estava: Dorne, na Torre da Alegria. Já fazia mais de um ano que a moça n dava noticias, todo mundo já tinha morrido e a mulher lá desaparecida, Ned chamou uma galera da pesada e eles foram ate la, depois de vencer um combate 'muito equilibrado' : 7 contra 3 Ned encontrou Lyanna morrendo em sua ‘’cama de sangue’’ , ele lhe fez uma promessa e enviou seu corpo para Winterfell. Somente a morte de Lyanna foi capaz de reaproximar Ned de Robert. Bff forever...

Assim terminou a Rebelião de Robert..., com a morte de Lyanna, Robert casou com Cersei, colocou Jaime pra lhe servir na guarda real e tornou Jon Arryn seu Mão e tomou muito no toba por conta disso (rsrs).

“”Este texto foi cedido/retirado do grupo “Game of Thrones Brasil” e sua publicação foi autorizada pela autora Fernanda Bezerra. Imagens retiradas da internet””

© Copyright 2018 Estúdio MaSam.